INSTALAÇÃO, ADEQUAÇÃO E MANUTENÇÃO EM SISTEMAS DE ATERRAMENTO

Sobre eletricidade e aterramentos

A eletricidade e seus principais riscos

Na eletricidade, temos a corrente elétrica resultante do deslocamento dos elétrons entre pontos com diferentes potenciais (quantidade de cargas positivas ou negativas). Imaginamos um rio cuja correnteza flua em direção a sua voz, muito velozmente (uma torrente). Se no leito deste rio colocarmos uma roda de moinho, a corrente é retardada pelo obstáculo desta roda.

Na eletricidade o papel desta roda de moinho é chamada por resistência elétrica. No rio esta roda de moinho vai desacelerar ou interromper o fluxo da torrente naquele ponto, o suficiente para causar uma ruptura ou desvio, e a água irá tentar alcançar seu objetivo sem ter que ser travada por esta roda. A corrente elétrica é igual a água: sempre busca a passagem mais fácil.

Os eletros sempre vão procurar um caminho para a terra que ofereça a menos resistência. Um eletrodoméstico (forno, ferro, televisor, etc.) ou um dispositivo de motor (compressor, ventilador, etc…) são uma resistência a corrente elétrica. É suficiente que ocorra uma falha de isolamento, para que a corrente elétrica evite a resistência e flua para o mais fácil.

O problema é que muitas vezes esta falta de isolamento, faz com que a corrente elétrica circule no corpo das pessoas que estão em contato com estes eletrodomésticos, como usando um secador, operando uma máquina, ao telefone, etc…

Como reduzir seu risco contra a eletrecidade

Como podemos nos assegurar em relação a estas falhas de isolamento: O ATERRAMENTO ELÉTRICO.

Quando ligamos a carcaça ou partes isoladas do circuito funcional de um equipamento elétrico com a terra, estamos oferecendo um caminho preferencial (baixa resistência) para a corrente elétrica fluir para a terra, no caso de falha do equipamento (curto-circuito ou baixa isolação).

Riscos de não se ter um aterramento

O que é o aterramento elétrico

O aterramento elétrico é um conceito que representa o solo (a massa terrestre, daí o nome “terra”), considerando-o como um condutor, por convenção, com potencial de zero volt.

Quando um raio atinge cabos ou condutores em geral, ou ainda estruturas metálicas de máquinas e equipamentos, postes de iluminação, cercas/alambrados, etc., o aterramento destas estruturas através de hastes de aterramento e cabos, irá proporcionar um caminho alternativo de baixa resistência, para que a corrente proveniente do raio (descarga elétrica atmosférica), se dissipe com segurança para a terra, onde será neutralizada.

No caso de partes vivas (circuitos elétricos), esta ligação para a terra é feita através de DPS’s (Dispositivos de Proteção Contra Surtos).

Consequências de não se ter o aterramento

As consequências destas descargas nos equipamentos elétricos podem ser múltiplas: envelhecimento prematuro de componentes, destruição de circuitos impressos, destruição de metalizações de componentes, mau funcionamento de equipamentos, perda de dados, bloqueio de programas, degradação de linhas, etc…

Portanto, é apropriado proteger dos equipamentos que possam ser afetados por raios, através dos DPS’s

A construção de aterramento de proteção é, portanto, de particular importância porque, ele completa a proteção do equipamento, e principalmente protege as pessoas que interagem com tais equipamentos ou estruturas condutoras.

Aterramentos e normas

Quantos aterramentos devo ter?

A proteção de redes locais contra fenômenos elétricos perigosos usa um grande número de aterramento, cuja qualidade de implementação determina em grande parte a eficácia da proteção buscada e, em particular, dos para raios.

Sobre as normas do aterramento elétrico

Um aterramento deve ter o menor valor de resistência quanto possível (medição ôhmica), levando-se em conta as características resistivas do solo local. Na revisão de 2015 da norma, a referência de 10 Ohms definida pela norma anterior deixou de existir. A medição da resistência de aterramento deve ser efetuada por um terrômetro, através de método adequado.

As condições climáticas e as características do solo podem influir significativamente nos resultados obtidos.

COMO TRABALHAMOS

A ABI Antel mante uma equipe especializada para efetuar estes serviços, como o aterramento para proteção de suas estruturas, redes elétricas e de computadores (informática), redes telefônicas, placa de elevadores, circuitos elétricos e maquinários industriais em geral.

Saiba mais sobre a Empresa

Saiba mais sobre nossos Clientes

OUTROS SERVIÇOS DA ABI ANTEL

Instalação, adequação e manutenção em sistemas de para raios (SPDA)

Saiba mais sobre para raios

Emissão de laudos técnicos para sistema de para raio, aterramento e de vistoria

Saiba mais sobre laudos técnicos

Peça um orçamento

Localisados na capital no bairro da Liberdade trabalhamos em horário comercial durante os dias da semana, somente parando nos feriados.

Passe por nossa empresa para uma conversa produtiva ou entre em contato pelos métodos abaixo:

Clique aqui para ligar para +11 3208 3462

Rua Pandia Calogeras, 257, Liberdade, São Paulo, SP, 01525-020

ABI Antel Antenas e Para Raios